Ativos Intangíveis:

o Real Valor das Empresas

As empresas vivem no deserto da competitividade extrema, em que fatores como regulamentação abusiva, clientes impositivos, concorrência predatória, cadeias colaborativas, inovação como oxigênio e tecnologia em eterna mutação…

O Livro

As empresas vivem no deserto da competitividade extrema, em que fatores como regulamentação abusiva, clientes impositivos, concorrência predatória, cadeias colaborativas, inovação como oxigênio e tecnologia em eterna mutação desembocam na migração de quase tudo para o ambiente digital e no extremo valor que os dados e o conhecimento pronto para uso terão.

A melhor aposta de valor das companhias está na diferenciação relevante, aquela que faz sentido para o cliente/usuário e para o mercado. Se isso é verdade então os ativos intangíveis são os oásis de valor para as empresas, pois apenas eles entregam a diferenciação relevante de que as companhias precisam para crescer e evoluir e se perpetuar.

A evolução nos trouxe até um ponto em que as estratégias empresarias só terão sobrevida saudável se levarem em conta o valor de elementos intangíveis como Marca, Reputação, Imagem, Cultura Corporativa, Talentos, Capital Intelectual, Patentes, Inovação, Mundo Digital, Tecnologia da Informação, Relacionamento com Clientes e Consumidores, Sustentabilidade e Governança Corporativa, dentre outros; atributos não materiais, porém imprescindíveis à toda organização que procura crescer, ser relevante e produzir lucros consistentes e recorrentes.

Esses ativos são os verdadeiros diferencias competitivos que cada agente econômico deve saber fazer acúmulo, uso e transação para sobreviver e prosperar, criando desertos para seus concorrentes e construindo oásis exclusivos de valor para si, em seus mercados de atuação.

Autores

Daniel Domeneghetti

Especialista em Estratégia Corporativa, Top Management Consulting e gestão de ativos intangíveis, é sócio do Grupo ECC e CEO da DOM Strategy Partners, boutique de consultoria 100% nacional especializada em Estratégia Corporativa e Gestão de Ativos Intangíveis, responsável pela formulação da Metodologia EVM (Enterprise Value Management) e pelos principais cases de Gestão de Intangíveis para as 1000 maiores empresas do país.

Também é sócio-fundador da E-Consulting Corp., sócio-fundador da Boosters Consultments, presidente do Instituto Titãs do Conhecimento e co-manager da empresa de investimentos InVentures, que atualmente administra 3 fundos de investimento. É co-autor do livro “Ativos Intangíveis” e do livro “Feitas para o Cliente”. É palestrante e articulista internacional.

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Roberto Meir

Roberto Meir

Especialista internacional em relações de consumo e estratégias de relacionamento e loyalty com Stakeholders, conhecimento que adquiriu como fundador e Publisher da cultuada Revista Consumidor Moderno, além da B2B Magazine e Consumidor Moderno NOVAREJO.

É presidente do Grupo Padrão, que atua na área editorial, digital, educacional e de eventos corporativos.

Além disso, participa como palestrante e mediador em centenas de eventos no Brasil e no exterior. É co-autor dos livros “O Brasil que Encanta o Cliente” e “Ativos Intangíveis”.

História do Prêmio Intangíveis Brasil

O Prêmio Intangíveis Brasil – PIB – foi o resultado de um avaliação feita pela DOM Strategy Partners em parceria com a revista Consumidor Moderno, a partir dos resultados publicados das 1000 maiores empresas do país. Por anos, o PIB comprovou que as empresas são capazes de produzir e compartilhar muito mais valor do aquele expresso pelo faturamento!

Os Ativos Intangíveis e a Proteção e Geração de Valor

De acordo com as proposições da DOM Strategy Partners, os intangíveis podem ser qualificados em duas categorias centrais de propósito econômico que variam em dimensões de impacto e materialidade de curto prazo a médio e longo prazos: Geração e Proteção de Valor 

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